Declutter: 10 dicas para uma vida minimalista

1/04/2018

Olá meus amores

Início de ano novo para mim é quase como recomeçar do 0. Por isso gosto de começar por fazer aquela limpeza a fundo, género “limpeza de primavera” que as avós gostavam de fazer, mas em janeiro.
Gosto de fuçar tudo, cada canto, papeis, roupas, coisas de cozinha, tudo é visto, limpo. Jogo fora coisas que não funcionam mais e dou o que ainda pode ser aproveitado mas que para mim já não tem uso.
O bom disto é que abrimos mais espaço em casa, o ar parece que fica mais respirável e tudo parece ficar mais harmonioso.
Por isso decidi fazer este post para vos dar 10 ideias para declutter a vossa casa, que é como quem diz ”tirar aquela tralha” que só ocupa espaço mas já não serve para nada.



1- Usam regularmente? (Roupa, sapatos, malas etc)

Tem valor sentimental? Não? Caso contrário doem ou joguem fora se não estiver em bom estado.
Também há abrigos de animais em que podem doar cobertores etc. Pensem nisso.

2- Verifiquem prazos de validade. 

Muitas das vezes guardamos coisas que já não estão em bom estado. Vasculhem armários de cozinha, dispensa etc. Aproveitam já para limpar e organizar
Não se esqueçam da maquilhagem e vernizes. Maquilhagem é importante descartar pois acumula bactérias. Eu sei que têm aí uma paleta com 5 anos ou mais, eu sei, eu também tenho!! Está na hora de jogar fora.

3- Coisas repetidas ou com a mesma finalidade.

Eu encaixo-me nesta categoria. Por exemplo batedeira de mão e batedeira com stand... ambas servem para a mesma coisa e ainda tenho mais uma varinha mágica com acessórios extra e um deles é vara de arames. Tenho 3 coisas que fazem o mesmo. É espaço ocupado e não lhes dou assim tanto uso.

4- A teoria de “vou guardar isto casa um dia faça falta”. 

Quem aí faz parte levanta a mão 🤚
Mas a verdade é que não fez falta. Também não vai fazer.

5- Coisas avariadas/ a precisar de arranjo.

Eletrodomésticos, aquelas calça que precisam de bainha... está na hora de arranjar! Ou arranjar um novo lar para eles.

6- itens de valor/ com valor sentimental.

Devem ser todos reúnidos no mesmo local e guardados de forma correta. Jóias, relógios de valor que já não usem podem sempre vender e usar o dinheiro para outras coisas.

7- Reciclar.

Porque não dar uma vida nova aquele móvel? Transformar uma camisola de lã em uma almofada fofa para o sofá?
Ou até mover os móveis de sítios de maneira a que se ganhe mais espaço.

8- Organizar.

Por vezes aqueles armários atafulhados ou roupeiros em que não cabe nem mais um par de meias. Só precisam de uma boa organização.
Tirar certas roupas dos cabides e optar por dobrar direitinho faz uma diferença enorme e facilita a vida no dia a dia pois as coisas ficam mais fáceis de encontrar.

9- Digitalizar.

Vivemos na era da tecnologia o que até tem coisas positivas mesmo na hora de organizar a nossa casa. Uma delas é digitalizar o que é importante. Ou seja, se possível peçam recibos electrónicos no vosso email em vez dos impressos. Optar por livros digitais também é uma boa opção para quem gosta de ler. Deixamos de ter livros em casa a ocupar espaço e acumular pó e a natureza agradece!

10- Cada coisa no seu lugar!

Se não formos disciplinados e aprender a colocar cada coisa no seu devido lugar, acabamos com a casa numa bagunça, de novo.
Colocar etiquetas é uma boa forma de saber onde cada coisa fica. As crianças também podem participar.


Espero que tenha ajudado a tornar a vossa vida mais fácil.
Se gostarem deste tipo de posts deixem-me saber nos comentários. (sugestões também são bem vindas)


poderás também gostar de:

0 comentários

Subscribe